Nossa História

No dia 19 de setembro de 1935 foi fundada a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), com o objetivo de cuidar da atualização científica e educação continuada dos seus associados.

Após 80 anos de sua fundação, a SBOT tornou-se a maior instituição de Ortopedia e Traumatologia da América Latina e uma das maiores do mundo. O Exame para Obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia e o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia transformaram-se em referências mundiais, pelo número de participantes, alto padrão de organização e rigor científico.

Seguindo os primeiros passos da SBOT Nacional, sob a gestão do Dr. Geraldo Pedra, surge em 1970 a SBOT-GOIÁS, que desde então trabalha na formação de ortopedistas e traumatologistas, elevando a qualidade dos serviços de especialização nesta área médica.

A SBOT-GOIÁS nasceu com dois objetivos centrais: atuar na formação de especialistas em ortopedia e traumatologia e manter a educação médica continuada, trazendo atualização a cada associado através de eventos da especialidade.

Hoje, vários ortopedistas goianos membros da SBOT-GOIÁS possuem relevância nacional e internacional, sendo convidados para participarem como palestrantes em congressos no Brasil e no mundo.

FORMAÇÃO

O apoio da SBOT-GOIÁS na graduação também acontece frequentemente, através do suporte científico e criação de ligas acadêmicas em diversas faculdades de medicina. Ações de cunho social inclusive fazem parte do calendário da instituição, além de eventos do segmento ortopédico no interior do estado de Goiás, proporcionando conhecimento e aprimoramento técnico dos médicos ortopedistas nos demais municípios do Estado.

DEFESA PROFISSIONAL

A luta pela valorização da classe médica ortopédica é uma bandeira que a SBOT-GOIÁS levanta incansavelmente, buscando sempre melhores condições salariais junto às entidades competentes, valorizando os ortopedistas que trabalham hoje e que serão formadores de novos ortopedistas de amanhã.

No início de suas atividades, a SBOT-GOIÁS formava cerca de 2 ortopedistas por ano. Hoje, são mais de 20 especialistas que se juntam anualmente aos nossos mais de 500 associados, evidenciando a evolução desta instituição.

Ligados a um forte interesse em manter essa ascensão com excelentes resultados é que nos instalamos agora no maior complexo de saúde da região, juntamente com a associação médica de Goiás.

Com mais essa conquista, comemoramos os nossos 50 anos, repletos de vontade de conquistar o futuro grandioso que vemos à frente, e certos de que, juntamente com cada associado, cresceremos cada vez mais dentro da ortopedia brasileira e mundial.